Aparentemente, comunicação interna e relacionamento com clientes tratam de assuntos completamente distintos, um sendo ligado aos funcionários e outro ligado apenas aos clientes. Apesar das aparências, não é bem assim que as coisas funcionam. A comunicação interna pode sim representar alto impacto na gestão de relacionamento com clientes e vice e versa.
Empresas que investem em uma Comunicação Interna bem estruturada e planejada podem transformar verdadeiramente os funcionários em colaboradores mais motivados além de favorecer a construção de excelentes vendedores.
Além disso, os impactos positivos com esforços na qualidade do relacionamento com clientes, por precisarem de uma ação conjunta dos colaboradores, além de impactar diretamente o público-alvo, ajuda também a desenvolver uma equipe mais coesa, por precisar de uma comunicação mais clara e eficiente.
Informação é a base do sucesso
A informação é um bem precioso e quando é divulgada de forma adequada, se torna um elemento que solidifica a relação entre a empresa e o cliente, por isso cabe à liderança a missão de promover um alinhamento adequado no conteúdo da empresa.
Por isto, a comunicação interna precisa ser tratada como um dos itens do planejamento estratégico e que trará resultados. Podem ser usadas ferramentas como intranet, murais, reuniões periódicas,jornal interno e até mesmo eventos internos e demais integrações com a tecnologia digital.
Do mesmo modo, clientes bem atendidos, que possuem seus dados armazenados em bancos de dados de relacionamento da empresa e com isto recebem tratamento diferenciado, além de tornar a empresa uma referência no relacionamento com clientes, estimula e fortalece a comunicação interna das equipes.
A Comunicação Interna que tem os cuidados que merece, se ajusta ao padrão sociocultural dos colaboradores, faz com que o funcionário entenda o que a empresa deseja transmitir, evitando-se “ruídos” ou “mal-entendidos” no processo de comunicação corporativa, conquista vibra e compartilha os bons resultados.
Além disso, colhem frutos a todo o tempo, pois os colaboradores se sentem parte do time e estão sempre dispostos a atender bem seus colegas de trabalho, fornecedores e especialmente os clientes, o que gera melhores resultados e o crescimento da empresa.