Destaques

Destaques

Confira destaques sobre  Colégio Elite e mantenha-se atualizado!

Técnico de Segurança do Trabalho

O Técnico de Segurança do Trabalho é um profissional com formação de nível médio,  regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Possui várias atividades  definidas pela Portaria nº 3.275/89, na NR 27, do Ministério do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, o dia do técnico em segurança do trabalho é comemorado em 27 de novembro.

Sua Principal função é “Elaborar, participar da elaboração e implementar a política de saúde e segurança no trabalho (SST). Realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área. Identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.

As empresas devem contratar técnicos em segurança do trabalho para integrar o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e conforme o número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e detalhada na Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da extinta Secretaria de Segurança e Medicina do Ministério do Trabalho (atual Secretaria de Inspeção do Trabalho).