dasdasd

Com a crescente rede de hospitais e crescimento da população esta especialização técnica têm sido cada vez mais procurada. A instrumentação cirúrgica nasceu no século XX no período de maior crescimento nas cirurgias e com isso, o papel do instrumentador cirúrgico também ganhou destaque. Tornou-se necessário cada vez mais qualificar profissionais para trabalhar nessa área tão importante para a medicina.

O curso de especialização em instrumentação cirúrgica tem como objetivo especializar os técnicos de enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.

Duração: 10 meses 

Turnos: Sábado (Manhã/Tarde) 07:30 às 12h/ 13:00 às 16:40h

Descrição:

A área de enfermagem  se tornou algo muito promissor nos últimos anos, tanto que muitas pessoas passaram a se especializar, você que já possui o curso técnico em enfermagem, também pode adquirir mais um ponto na escala de seu currículo com o curso de especialização em instrumentação cirúrgica.

Objetivo:

Especializar os técnicos em enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.

  • Certificados:
  • Ao concluir o curso, o aluno recebe o certificado de Especialização Técnica, válido em todo país.
  • Temas abordados no curso:

Ambientação profissional e bloco operatório

Instrumentação cirúrgica

  • Público alvo:   
  • O candidato deve possuir 18 anos completos e ter concluído o curso Técnico em Enfermagem.
  • Onde atuar:

O egresso do curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica pode atuar em centros cirúrgicos e em pequenas cirurgias nos setores de pronto socorro e ambulatório, desempenhando atividades de enfermagem em equipe multiprofissional sob supervisão do enfermeiro.

Mercado de trabalho:

Neste contexto, as especialidades cirúrgicas vêm sofrendo grandes transformações em função do avanço da própria medicina, investimentos e tecnologia. A competitividade no mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais sejam bem preparados nas dimensões técnica, científica e comportamental nas diversas áreas de atuação.

Grade Curricular

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

BLOCO TEMÁTICO  DISCIPLINAS
Organização do processo de trabalho em saúde IV – O centro cirúrgico: apresentação, finalidades, localização e sua organização
– Estrutura administrativa do centro cirúrgico
– Aspectos éticos e legais do centro cirúrgico
Recuperação e Reabilitação III – Terminologia Cirúrgica
– Classificação das cirurgias por potencial de infecção
– Procedimentos pré-operatórios, trans-operatórios e pós-operatórios
– Caixas de instrumental básica, segundo o tipo de cirurgia
Infecção Hospitalar – Comissão de controle da infecção hospitalar 0 CCIH
– Normas para seleção de germicidas em hospitais