Os profissionais da área da saúde também têm a oportunidade de encontrar um campo de atuação dentro do próprio setor corporativo.

Desta forma, esta atividade é chamada medicina do trabalho e dela fazem parte, em uma mesma equipe, os profissionais chamados enfermeiros do trabalho. Em uma equipe que atua no setor de segurança do trabalho existem diversos profissionais com diferentes funções, e o tamanho desta equipe deve ser variado de acordo com o tamanho de cada empresa, bem como, de acordo com a necessidade que ela apresenta em relação a presença destes profissionais em sua rotina.

O enfermeiro do trabalho integra uma equipe que deve estar devidamente qualificada para a execução de diversas atribuições que compreendem diferentes etapas para o desenvolvimento do trabalho de forma correta e segura.

Duração: 10 meses

Turnos: Sábado ( Manhã/Tarde) 07:30 às 12h/13:00 às 16:40h

Descrição: Este profissional é o responsável por proporcionar meios para que se aprofundem os conhecimentos e desenvolvam habilidades valorizando a Saúde e o Trabalho no compromisso político-social com a qualidade de vida do trabalhador. Estimular atitudes profissionais adequadas a uma atenção específica de Enfermagem em relação à Saúde do Trabalhador, privilegiando as ações preventivas integradas às da equipe multidisciplinar. O Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho é oferecido aos alunos que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem,permitirá ao formado  em técnico executar as atividades de co-participação com o enfermeiro:

• No planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção.
  • No desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores.
  • Na elaboração e execução de programas de controle das doenças transmissíveis, não-transmissíveis e da vigilância epidemiológica dos trabalhadores.
  • Na execução dos programas de higiene , segurança do trabalho , de prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
  • Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro. – Integrar a equipe de saúde do trabalhador.

Certificados:

• Ao concluir o curso, o aluno recebe o certificado de Especialização Técnica em enfermagem do trabalho, válido em todo país.

Temas abordados no curso:

• Legislação
  • Segurança e Higiene do Trabalho
  • Fisiologia do Trabalho
  • Doenças Ocupacionais
  • Enfermagem do Trabalho

Público alvo

Nível do curso: Especialização aos alunos que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem.

Onde atuar:

Após formado, ele está apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

• Enfermagem;
  • Enfermagem do Trabalho;
  • Doenças Ocupacionais

Mercado de trabalho: Cada vez mais abrangente, pois a especialização nas áreas de um modo geral se torna cada vez mais evidente com consequente aumento na busca de profissionais que tenham conhecimento específico de determinadas áreas mais requisitadas como é o caso da medicina trabalhista que busca a cada dia melhorar a satisfação do trabalhador por consequência obtendo um aumento em sua produtividade.

Grade Curricular

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

BLOCO TEMÁTICO  DISCIPLINAS
Organização do processo de trabalho em saúde V – Diretrizes Políticas e Legislação do Trabalho