Com uma busca cada vez maior, esse curso tem o objetivo de preparar profissionalmente o aluno para o mercado de nutrição.

O profissional dessa área irá atuar em questões relacionadas à alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital.

Duração: 2 anos

Carga horária:  1800h/a.

18 meses de teoria e 6 meses de estágio supervisionado.

Turnos: Manhã ( 7:20 ás 11 hs) Tarde ( 13:15 ás 17hs) Noite ( 18:30 ás 21:00h)
Os turnos: Manhã e Tarde com aulas de segunda à quinta- 4 h/a.
Noite com aula de segunda à sexta – 3 h/a

Descrição: O curso Técnico de Nutrição e Dietética é composto de aulas teóricas e práticas. Estuda-se os alimentos, técnicas dietéticas dos alimentos e patologias. O aluno aprende a produzir, distribuir e fazer o controle higiênico de refeições, além de se capacitar para coordenar, supervisionar e executar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal..Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos.Coordena e execução das atividades de porcionamento ,transporte e distribuição de refeições.Realiza e pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional.Avalia as dietas de rotina com prescrição dietética indicada pelo nutricionista.Participa de programas de educação alimentar.

Certificados:

Diploma emitido pelo Colégio Elite com aprovação do Conselho de Educação do Est. do Ceará e validado pela Secretaria de Ciências e Tecnologia do Est. do Ceará (SECITECE).

Temas abordados no curso:

*Distúrbios e deficiência nutricionais;

*Avaliação nutricional;

*Nutrição materno -infantil;

*Anotomia ,fisiologia e epidemiologia;

*Alimentação saudável;

*Técnicas de manipulação,preparo,conservação e transporte dos alimentos;

*Biossegurança;

*Segurança alimentar.

Público alvo:

Colaboradores de empresas e comunidade em geral e que estejam em conclusão do ensino médio ou que já concluíram o ensino médio , seja través do ensino regular ou supletivo.

Onde atuar:

* Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)
Técnicos em Nutrição e Dietética prestem atendimento a populações sadias, tais como restaurantes industriais e comercias, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercados.

*Unidade de Nutrição e Dietética (UND)
Técnicos em Nutrição e Dietética prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias, tais como hospitais, clínicas, asilos e similares.

Saúde Coletiva
Técnicos em Nutrição e Dietética atuam em Programas Institucionais, Unidades Básicas de Saúde e similares.

Mercado de trabalho:

O Técnico em Nutrição pode atuar em diferentes segmentos, realizando atividades em restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, empresas que fornecem cestas básicas e instituições de educação alimentar. O mercado de trabalho também é abrangente. O profissional poderá atuar em qualquer empresa que tenha produção de alimentos como restaurantes e cantinas.

Datas importantes:

7 de abril – Dia Mundial da saúde
27 de junho – Dia do Técnico em Nutrição e Dietética
5 de agosto – Dia Nacional da Saúde
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Grade Curricular

TÉCNICO EM DIETÉTICA

MÓDULO I DISCIPLINAS
Organização do processo de trabalho I – Ética / Legislação e Trabalho / Bioética
– Relações Humanas e Psicologia Aplicada à Saúde
– Políticas Públicas de Saúde – SUS
Educação para o auto cuidado – Educação para o auto cuidado