Formação Inicial de Tutores em Educação a Distância

Home > Cursos Profissionalizantes > Formação Inicial de Tutores em Educação a Distância

Grade Curricular

Curso de Formação Inicial de Tutores em Educação a Distância

Carga Horária (Total: 120h)

Teórica: 80h; Prática: 40h

Ementa

Esta formação tem como objetivo formar/capacitar docentes que atuarão com Educação a Distância (EaD), especificamente aquela pautada no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O curso apresenta um panorama sobre EaD, abordando aspectos históricos, legislação e estrutura dessa modalidade educacional, além de promover ampla discussão sobre o exercício da tutoria em EaD. Apresenta diferentes teorias educacionais, metodologias de ensino e práticas dialógicas para a mediação do conhecimento on-line e, finalmente, orienta sobre a sistemática de atuação do tutor por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem. A formação também contempla a prática docente focada no modelo de ensino a distância virtual.

Conteúdo Programático

  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Ferramentas síncronas e assíncronas de ensino-aprendizagem virtual
  • Introdução à plataforma Moodle
  • Cibercultura e Educação
  • História e Fundamentos da EaD
  • Bases legais da EaD no Brasil
  • Didática voltada ao ensino a distância
  • Interdisciplinaridade
  • Organização do trabalho docente virtual
  • Teorias educacionais e processos de ensino-aprendizagem na EaD On-line
  • Entendendo o aluno de Educação a Distância Virtual
  • Panorama sobre as habilidades e requisitos importantes para o estudo a distância
  • Relação entre autonomia e responsabilidade do aluno de EaD
  • Fundamentos da Tutoria
  • Ação tutorial e atribuições do tutor EaD
  • Habilidades e requisitos importantes para atuação do tutor de EaD
  • Avaliação da aprendizagem na EaD

Orientação Metodológica

Aulas expositivas na plataforma complementadas por materiais didáticos digitais de apoio à aprendizagem, assim como realização de atividades síncronas e assíncronas para promoção das ferramentas pedagógicas de ensino-aprendizagem do AVA como webconferências, fóruns e exercícios escritos monitorados (portfólio), corrigidos, comentados e debatidos por meio de plataforma virtual. Após o aprofundamento teórico e estudo do conteúdo programático, realizar-se-á etapa empírica por meio de atuação dos futuros tutores em disciplinas monitoradas a fim de promover e exercitar a prática docente em Educação a Distância, oportunidade em que será possível vivenciar, monitoradamente, a realidade do tutor na EaD e a relação com alunos da modalidade de aprendizagem virtual, além de viabilizar a aplicação das teorias e a organização da didática de ensino apropriada às metodologias docentes de cada professor(a) que busca atuar efetivamente na Educação a Distância.

Competências e Habilidades

  • Analisar e entender EaD e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) associadas;
  • Conhecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Utilizar e compreender as ferramentas virtuais de ensino-aprendizagem e suas possibilidades;
  • Compreender as principais teorias educacionais e processos de ensino-aprendizagem aplicados à Educação a Distância contemporânea;
  • Compreender as ações de e as atribuições do tutor na EaD;
  • Conhecer e dominar uma rotina de ensino a distância mediada por tecnologias digitais;
  • Conhecer e entender como aplicar os fundamentos da Educação a Distância moderna;
  • Estabelecer diretrizes e práticas didáticas pautadas em um modelo interdisciplinar;
  • Dominar a organização do trabalho docente orientado ao ensino a distância;
  • Compreender as características de um aluno de EaD e ter a capacidade de direcionamento e de apoio ao discente na relação “autonomia x responsabilidade”.
wpChatIcon