Começar a estudar pode ser difícil para muitos e até um desafio para outros. Mas, calma. Estudar não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Vamos te dar 5 dicas para te ajudar a sair do seu lugar hoje e começar a estudar, seja para aquela prova importante, para um concurso, para o vestibular ou para o curso técnico. Bora, lá?

1. Defina o seu objetivo e escreva em um papel

Estudar para quê? Se você não sabe responder essa pergunta, então é porque você não tem um objetivo definido. Defina para o que você estuda, escreva em um papel bem grande e cole na parede. Pronto, esse é o motivo pelo qual você deve estudar.

2. Acorde seu corpo

Depois das férias parece que o corpo se recusa a voltar a rotina, né? Atividade física é uma ótima forma de dar aquela energia extra para o pontapé inicial de estudos. E sabia que tem uma pesquisa que diz que fazer exercícios 4 horas depois de estudar ajuda a memorizar os estudos?

3. Saiba o que fazer

Saber o que fazer e quando fazer é muito importante para quem estuda. Por isso, se organize, monte um cronograma e um plano de estudos, dessa forma você organiza o seu dia, consegue fazer tudo com eficiência e prioriza o que é mais importante.

4. Separe um cantinho para estudar

Organize um cantinho na sua casa para que você possa estudar aconchegado, quieto e com uma cadeira e mesa confortáveis, onde você se sinta bem e não tenha interrupções desnecessárias. E, é claro, evite estudar no quarto, ou pelo menos na sua casa, pois relacionar estudo e sono pode não ser produtivo.

5. COMECE!

Quanto mais enrolar, mais difícil vai ser começar. Quanto mais você pensar “depois eu faço”, “depois eu começo”, mais difícil vai ser pensar “vou terminar isso de uma vez”.

Que tal então começar logo hoje?