Com a possibilidade de guardar contatos na agenda do celular, compromissos no calendário do celular ou do e-mail e uma possibilidade infinita de aplicativos que te ajudam a lembrar de tudo, ficou mais difícil, nos dias atuais, armazenar muitas informações no nosso cérebro, principalmente na hora de estudar, né?

Pra dar aquela forcinha na sua vida, confira 5 exercícios que vão ajudar a fortalecer o seu cérebro e dar um up na sua memória.

1. Cálculos mentais

Ao longo do dia, treine-se para fazer operações matemáticas simples, mas o mais depressa possível. Se você anda de ônibus ou a pé, procure somar cada algarismo dos números pelos quais você passa na rua: placas de carro, números de prédios, telefones em placas. Isso ajuda a “afiar” a mente, deixando-a mais rápida e ágil.

2. Recordar objetos e cenas

Esse funciona em qualquer lugar. Observe uma vitrine, uma paisagem, um quadro ou uma revista, por mais ou menos 30 segundos. Após isso, oculte a imagem (ou vire de costas) e anote em um papel todos os detalhes que conseguiu lembrar: cores, quais objetos compunham a cena, como estava o céu, posição dos móveis, como estão vestidas as pessoas.

3. Jogos de concentração

É isso mesmo: arrume jogos de quebra-cabeça e da memória e mãos à obra! Essas atividades ajudam na concentração e exigem que o cérebro exercite a capacidade de associação por imagens e, com o tempo, você ficará mais habilidoso em memorizar onde está cada peça e onde ela deve ser encaixada. Outras opções são jogos como sudoku, palavras cruzadas, dominó e até jogos tradicionais de cartas.

4. Memorizar citações

Essa dica vai ajudar não só a aprimorar sua memória como a ir bem na redação ou em provas dissertativas. Quando estiver estudando, tente memorizar frases, citações de personagens históricos, enunciados gerais de física e química, etc. Procure anotar frases importantes de teorias em um caderno para ler diariamente e relembrar. Além de ajudar a fixar conteúdos, você também terá um ótimo repertório para usar nas provas.

5. Relembrar o dia

Antes de dormir, feche os olhos e tente relembrar de tudo que aconteceu durante o dia, desde o momento em que se levantou: o que você fez, quem encontrou, quais eram as roupas das pessoas, o que você disse a cada uma.