A organização de uma rotina de estudos pode ser crucial para definir uma aprovação, seja no cursinho, em um concurso ou mesmo naquela prova importante do curso. E saber quantas horas estudar, quanto tempo descansar e, também, como distribuir as matérias no dia e ao longo da semana é importante para fazer com que a sua semana renda mais e te deixe mais próximo da sua aprovação.

Confira algumas dicas que podem ser extremamente úteis para te ajudar a organizar uma rotina de estudos mais efetiva.

1. Estude um pouco de cada matéria

Cada estudante possui uma rotina diferente, mas o interessante é dedicar cerca de uma hora a uma hora e meia para cada matéria com uma pausa de 10 a 15 minutos entre elas, além de intercalar entre as matérias que você tem mais facilidade com as que você tem mais dificuldade.

2. Faça exercícios

Uma outra dica é pegar uma prova antiga, seja da disciplina que você está estudando, do vestibular ou do concurso desejado, e resolvê-la de tempos em tempos, desta forma você descobre quais foram as dificuldades e consegue focar mais nelas.

3. Aproveite o máximo os seus tempos livres

Para quem não tem muito tempo, é importante aproveitar o máximo da aula e das brechas ao longo da semana, como intervalos do trabalho, o almoço e, se possível, até o transporte, para ler o que foi ensinado e fazer exercícios. Se você conseguir, nesses intervalos, fazer cerca de cinco exercícios por dia, já serão 25 de segunda a sexta e 100 em um mês.

4. Pratique, sempre!

Não faz sentido só assistir as aulas ou vídeos e não praticar. Você precisa aprender errando e não se erra quando apenas assiste uma aula, mas sim quando faz um exercício.

5. Não pare de estudar aos fins de semana

No fim de semana os estudos não devem parar, é importante fazer uma espécie de resumo da semana. O ideal é fazer um plano de estudos para que, no final de semana, você consiga varrer todas as matérias que teve, nem que seja um pouquinho, nem que seja uma hora por matéria. É melhor estudar um pouquinho de tudo do que estudar só aquilo em que ele vai bem ou vai mal.

6. Apenas ler não é suficiente

Também não ache que apenas ler os materiais é o suficiente. A lógica nos finais de semana também é a mesma: praticar sempre o que aprendeu por meio de muitos exercícios.