Você decidiu começar a estudar para uma tão sonhada carreira pública, mas não faz a menor ideia por onde começar? Você se sente perdido? Não sabe quais matérias estudar ou quantas horas por dia se dedicar? Calma, respira fundo!

Foi pensando em todos esses problemas que nós decidimos te dar o guia definitivo para te ajudar a começar a estudar para concurso público hoje com eficácia para que você consiga a sua aprovação. Bora lá?

1. Quais são os seus objetivos?

Nada na vida pode ser feito sem um objetivo, pois são eles que vão te ajudar a saber se você está no caminho certo. Sem objetivos, você não faz a menor ideia se está na direção correta e pode acabar não chegar em lugar nenhum.

Mas para o objetivo ser ideal ele precisa ser específico, mensurável e com prazo definido. Como assim? Fácil, veja só!

Específico: Defina qual cargo público você quer assumir e quanto de salário você pretende ganhar.
Mensurável: Como sabe quando completou esse objetivo? No caso dos concursos, é quando você for chamado para assumir o cargo. Isso precisa ser definido bem.
Prazo definido: Quando você vai passar no concurso? Defina isso, mesmo que o edital ainda não tenha saído.

Agora chega de enrola, pegue uma folha e escreva o seu objetivo. Depois cole-o em um local onde você possa visualizar todos os dias, dessa maneira você vai ter um objetivo claro e nunca vai desanimar porque o estará vendo todos os dias.

2. Qual a sua motivação para estudar?

Depois que você definiu os seus objetivos, agora é a hora de saber qual a sua motivação para estudar. Sem uma motivação forte o suficiente, logo você ficará desmotivado e vai parar de estudar.

Talvez você esteja pensando no salário, estabilidade ou segurança. Mas além disso é preciso saber quais os motivos maiores por trás de tudo isso, aquilo que realmente nunca vai te fazer parar de estudar, até você chegar onde deseja. E aí? Já sabe que motivo é esse?

Confira, clicando aqui (http://www.colegioelite.com.br/blog/8-dicas-para-manter-a-motivacao-nos-estudos), 8 dicas para você se manter motivado nos estudos.

3. Como criar o hábito de estudar?

Pergunte a qualquer concurseiro aprovado o que ele fez para passar e ele dirá: “estudei todos os dias.” E não existe segredo, é isso mesmo.

Para aprender de fato, não adianta ler uma vez qualquer texto e deixar os cadernos de lado enquanto você fica navegando no Instagram. O conhecimento deve ser construído diariamente, para que você fortaleça seus neurônios. E como isso é feito? Com o hábito de estudar.

4. Como escolher o local de estudos?

Uma vez que você entende que precisa estudar todos os dias, agora é preciso saber onde estudar. Para começar é preciso responder à pergunta: “em qual local de estudos eu aprendo melhor?”. Será no quarto? Na sala? Em uma biblioteca? Em um cursinho?

O importante é que seja um bom lugar para você aprender. Não tente ir pela cabeça do outro, faça sempre o que é melhor para você.

5. Quantas horas estudar por dia?

Esta é uma das perguntas que os concurseiros mais fazem: quantas horas estudar por dia? Quatro? Tenho um amigo que estudava 10 horas por dia, eu faço o mesmo que ele?

Pare de se preocupar com quantas horas por dia fulano estudava e preocupe-se apenas com você. O que vale mais? 9 horas de estudo onde você conseguiu se concentrar apenas 2 horas e nas outras 7 ficou com a cabeça nas nuvens ou 2 horas de estudo por dia bem aproveitados e com eficiência?

A questão aqui não é quantas horas você estuda, mas sim, quantas horas você realmente aprende.

6. Como definir um cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos serve para você organizar a sua vida, saber quando estudar matéria X e quanto tempo estudar matéria Y.

Para você montar um cronograma ideal você precisa:

– Anotar em uma folha que horas você dorme, que horas acorda, que horas trabalha e assim sucessivamente, faça um quadro e coloque todos os seus horários nele;

– Depois você deverá encontrar quais os horários você tem livre, por exemplo, você pode ter percebido que no seu quadro de horários todas as segundas das 8 as 11 você está com tempo vago;

– Você reservará esse tempo para estudar.

E para saber como selecionar as matérias, você pode reservar mais tempo para as matérias que têm mais dificuldade ou que têm mais peso no edital e um menor tempo para aquelas que você já estuda bastante ou que têm um peso menor no edital.

Para outras dicas sobre como construir um cronograma de estudo infalível, clique aqui.

Agora é com você. Pegue essas dicas e comece hoje mesmo a organizar os estudos para começar a jorna rumo ao seu tão sonhado cargo público. E se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos.