Chegou o mês de dezembro, a cidade já está toda preparada e as festas estão chegando. Mas, os estudos não podem parar. E agora? Como conciliar esse momento de fim de ano e os estudos? Será que dá?

A resposta é sim! O estudante pode – e deve – manter a rotina de estudos, pois alguns dias sem estudar podem interromper o seu ritmo de aprendizam. As festas geralmente servem de desculpa psicológica para o estudante parar de estudar, mas essa atitude pode atrapalhar todo o seu desempenho até agora. Obviamente comparecer às reuniões familiares não está vetado, mas é preciso manter o foco e lembrar que essas festas passam, mas o seu sonho de passar naquela prova importante ou aprender uma disciplina difícil permanece e precisa ser conquistado.

Para que você não sinta que está desperdiçando momentos importantes do feriado, altere um pouco o seu cronograma de estudos, fixe apenas naquilo que você tem mais dificuldade e diminua um pouco as suas horas de estudo.

Se for viajar, defina um local da casa, pousada ou hotel onde você vai estudar e siga o seu planejamento à risca. Lembre-se de escolher o local mais sereno e silencioso para manter o foco. Se estiver na praia, por exemplo, leve alguns resumos para ler enquanto toma sol, assim você mantém sua rotina mesmo viajando.

Não esqueça de, é claro, manter o equilíbrio. Não sair da rotina não significa ser obcecado e não relaxar nem um segundo, lembre-se que o descanso também é necessário e que um período de folga e confraternização é importante para dar aquela aliviada no corpo e mente.

Conciliar estudos e festas de fim ano é importante para alcançar as suas metas. Bons estudos e boas festas!