Enfermagem é uma profissão que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos. A expansão e a melhoria das redes hospitalares têm demandado cada vez mais a presença desses profissionais. Fatores como envelhecimento da população e o aumento dos serviços de cuidado em domicílio também contribuem para o aquecimento da área. O curso técnico nesta área é um dos mais populares, pois é rápido de fazer, tem boa empregabilidade e bons salários.

O profissional técnico em Enfermagem trabalhará sob a supervisão de um enfermeiro e poderá prestar assistência em casos de maior complexidade (sempre junto a um enfermeiro). Os maiores empregadores de técnicos de Enfermagem são os centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.

A formação tem duração de dois anos e dois meses. Os interessados precisam ter o ensino médio completo.

O técnico trabalhará com as seguintes funções:

Oferecer apoio ao enfermeiro para planejar atividades da área.
Prestar assistência a pacientes em estado grave.
Atuar no controle e prevenção de doenças.
Controlar o risco de infecção hospitalar.
Ele tem um campo de atuação intermediário. É mais limitado em relação ao enfermeiro e mais amplo quando comparado ao auxiliar.

Entre suas outras funções, podemos destacar:

Preparar o paciente para exames.
Executar tratamentos prescritos, como nebulização, troca de soro, vacinas, colher material para exames laboratoriais.
Oferecer cuidados pré e pós-operatórios.
Fazer a desinfecção e esterilização de equipamentos cirúrgicos.
Alimentar pacientes.
Efetuar procedimentos em caso de morte do paciente.

O profissional com essa formação tem o piso salarial da categoria de R$ 991,31 a R$ 2.559,82 + 20% gratificação de salubridade de acordo CLT assinada pela empresa em que o profissional for trabalhar.

Ficou interessado? Aqui, no Colégio Elite, oferecemos o curso Técnico em Enfermagem com duração de 2 anos e 2 meses. O diploma é emitido pelo Colégio Elite com aprovação do Conselho de Educação do Est. do Ceará e validado pela Secretaria de Ciências e Tecnologia do Est. do Ceará (SECITECE). Clique aqui para saber mais informações sobre o curso, incluindo toda a documentação necessária para se matricular e a grade curricular.